Inveja

A inveja é um sentimento bastante comum, que todo mundo, pelo menos alguma vez pode já ter sentido. O que ocorre, é que, como não é um sentimento louvável e socialmente bem aceito, a primeira reação é nos sentimos envergonhados quando detectamos o sentimento de inveja em nós mesmos, ou ainda, negarmos este sentimento dentro de nós. O que fazer então com este desconforto?

– A primeira coisa é entender que a inveja existe e você não é uma pessoa má, por sentí-la, mas que pode buscar lidar com ela e transformá-la

– Ao aceitar que está sentindo inveja, use-a como uma força propulsora para melhorar aspectos da sua vida, podendo até mesmo se inspirar no que, ou em quem se está invejando: A ideia é entender que você pode admirar o outro e se inspirar nele para correr atrás do que você quer, sem desejar que o outro não tenha, ou que o outro “se dê mal”. Inspire-se no ditado popular: “O sol nasce para todos” e busque a sua maneira de encontrar sua luz!

– Tenha uma visão mais positiva sobre suas possibilidades e habilidades e foque no que pode fazer para melhorar, não naquilo que você não pode fazer por qualquer situação de limitação ou impossibilidade. Mas lute para transcender seus limites, por que não? Persistência e fé são chaves para o sucesso. Aceitar o que não se pode mudar também, contudo, mais uma vez, focar no que se pode mudar para melhor, acreditar e agir em direção a isso!

– Acreditar que você pode e você merece!

– Deixe de lado a comparação; cada um tem sua história, com suas peculiaridades, facilidades e dificuldades. A grama do vizinho pode até parecer mais verde, mas de perto, saiba que nem tudo é o que parece e aquela pessoa tão admirada, tem também suas dificuldades e defeitos. Então mais uma vez, foque em você, sem se comparar com o outro e verá que o resultado poderá ser muito bom!

– Olhe mais também para o que você tem de bom, tanto materialmente como aspectos da personalidade, facilidades, enfim, vale aqui qualquer coisa, até o que te pode parecer muito simples, como por exemplo, possuir uma cama confortável para dormir; e reverencie isto. Sinta a gratidão por possuir estas coisas ou situações em sua vida e perceba como isto é bom e como você foi capaz. Alimente sempre a gratidão, ela te dará forças para transformar a sensação de “injustiça” e “azar” que vem com o sentimento de inveja.

Compartilhe:

Destaques

O trabalho de psicólogos e psicanalistas com crianças exige um olhar atento, sensível e diferenciado.

Terapia Familiar: o que é? A terapia familiar é uma forma de psicoterapia que visa promover saúde

A violência psicológica e o abuso emocional são formas insidiosas de violência que podem destruir

A beleza sempre foi um conceito polêmico! É fato que nos sentimos atraídos por aquilo

Fale conosco!